sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bullying

Bullying
Em 2004, um adolescente de 17 anos, de Remanso, na Bahia, também atirou contra um colega depois de ser ridicularizado na escola. Segundo o escrivão de polícia da cidade, José Melônio Heston, o agressor comprou um revólver calibre 38 dias antes do crime. Por volta das 19h30 do dia 4 de fevereiro, ele foi até a casa de um colega de 14 anos, que o provocava na escola, e o matou. "Não sei por que, mas ele [o atirador] sofria muita humilhação na escola. Era muito tímido e foi ficando 'escanteado', com depressão. O menino que ele matou já tinha até jogado lama nele", contou.Após atirar contra o colega, o rapaz seguiu para uma escola de informática para tentar matar uma professora da qual não gostava. Ao ser impedido de entrar por outra funcionária, ele disparou contra a cabeça dela, que também morreu. Segundo Heston, um outro estudante desarmou o atirador e ele foi levado para a delegacia. "O objetivo dele era se matar, ele não parava de falar isso na delegacia, já tinha até deixado um bilhete com aquele símbolo do nazismo", relatou. Como o agressor era adolescente, foi encaminhado para cumprir medida sócio-educativa no município de Feira de Santana e, atualmente, está em liberdade assistida.
A pedagoga Cleodelice ressalta a importância de não se ignorar a prática de bullying. "As pessoas precisam entender que ninguém nasce intolerante, desequilibrado, com vontade de matar. Uma série de fatores leva a isso. As escolas e as famílias precisam se capacitar para aprender a diagnosticar os sintomas de bullying porque quanto mais cedo houver tratamento, maior a chance de a pessoa se curar

Que tipos de bullying existem?

- Os dois tipos de bullying existentes são: Bullying psicológico e bullying físico.O bullying psicológico consiste em amedrontar, aterrorizar, discriminar, divulgar apelidos, excluir do grupo, fazer sofrer, humilhar, ignorar, isolar, intimidar, ofender e gozar. O bullying físico consiste em agredir, bater, ferir, perseguir e roubar.
Em que locais pode existir bullying?
-Na escola, no caminho para escola/casa, na rua e na própria casa e local de trabalho.

Quais são as possíveis consequências do bullying?
- As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho (Workplace BULLYING). Em casos extremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio

Como é que as testemunhas podem ajudar as vítimas?
As testemunhas devem-se queixar, e falar sobre o assunto e tentar ajudar as vitimas, para que não aconteça a mais ninguém....

Qual o perfil das vítimas de bullying?

Segundo os estudos realizados as vítimas são alunos inteligentes e sensíveis,que têm uma boa relação com os pais. Como não são provenientes de Famílias conflituosas, não sabem reagir quando são provocadas. Estes jovens vítima têm uma auto-estima baixa e acreditam nos insultos que lhes são dirigidos. São alvos fáceis porque levam a sério as injúrias do agressor. As vítimas ficam fragilizadas e dificilmente conseguem estabelecer novas relações de confiança. As vítimas têm dificuldade em fazer amigos porque sofrem rejeição das pessoas.
A quem essa é que essa vítima pode recorrer? 
-Conselho executivo
-Gabinete de Mediação Escolar
-Funcionários da escola
-Familiares
-PSP ou GNR

O que as escolas podem fazer:

Nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, os professores e supervisores podem e devem ficar atentos nas atividades em parques e intervalos assegurando-se de que nenhuma criança está sendo excluída ou humilhada.
A direção da escola pode e deve chamar a atenção de alunos que estejam praticando algum ato ofensivo ou preconceituoso e alertar também seus pais.

E afinal, o que é bullying?

Bullying é um tipo de comportamento que sempre existiu, e que recentemente foi batizado com um nome. Não existe uma tradução precisa para o português. Refere-se a todo tipo de comportamento agressivo que ocorre sem nenhuma razão aparente.
Muito provavelmente você já tenha sido alvo de bullying quando era pré-adolescente ou adolescente. Ações repetitivas e desequilíbrio emocional são as suas principais características.
A primeira dificuldade que os pais enfrentam é identificar se seu filho está sendo alvo deste tipo de comportamento, pois há criança que se sente ameaçada e reluta para falar a respeito disso.
Preste atenção nas ações que os bullies (quem pratica o bullying) costumam praticar:
Colocar apelidos depreciativos
Assediar
Ofender
Amedrontar
Fazer “gozações”
Ameaçar
Humilhar
Agredir
Criar situações para “pegar” a “vítima”
Bater
Discriminar
Empurrar
Excluir
Machucar
Isolar
Intimidações
Perseguir
Desprezar
Sinais que podem indicar que seu filho está sendo vítima. Se ele…
Chega em casa com contusões freqüentes
Perde” dinheiro com freqüência
Chega em casa com roupas rasgadas
Briga constantemente com amigos considerados “próximos” antes
Diz que precisa de algo porque perdeu ou foi roubado
Está com péssimo humor
Fica quieto e retraído
É agressivo com os irmãos
Evita sair de casa
Não se dedica como antes aos estudos
Tem insônia
Demonstra ansiedade excessiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário